Notícias |
31/5/2018 0 Comentários Dia Mundial sem TabacoNo âmbito das celebrações do dia Mundial sem tabaco 2018, a Organização Mundial da Saúde, incentivou todos os países a intensificarem o controlo do tabaco como parte das suas estratégias para a diminuição da mortalidade por doenças cardiovasculares. Em Portugal, segundo estimativas elaboradas pelo Institute of Health Metrics and Evaluation para 2016, o tabaco foi responsável pela morte de mais de 2100 pessoas por doenças cérebro-cardiovasculares (5.7% do total de óbitos). Destas, 1620 eram homens (9,4% do total de óbitos) e 545 eram mulheres (2,7% do total de óbitos). Sabe mais acerca dos objetivos e medidas desta campanha AQUI
0 Comentários
29/5/2018 0 Comentários "Triple billion" TargetsNo último dia da Assembleia Geral de Saúde da OMS, o secretário-geral, Dr. Tedros Adhanom Ghebreyesus anunciou o novo plano estratégico da OMS para os próximos 5 anos, no qual se propõe o atingimento de 3 metas:
Há um novo surto de vírus Nipah a decorrer no estado de Keralta, no sul da Índia. O vírus terá já morto pelo menos 10 pessoas, entre elas uma enfermeira de 31 anos que cuidava dos infetados.
Este é um vírus que terá sido identificado pela primeira vez em 1998, na Malásia, na aldeia de Sungai Nipah, que posteriormente terá dado o nome ao patogéneo. A CBC News compilou uma série de FAQ’s sobre o vírus que poderás consultar aqui. Foi publicada pela Organização Mundial de Saúde uma lista de testes laboratoriais essenciais, que devem estar disponíveis em todos os Sistemas de Saúde. Esta lista, semelhante à que já existe há várias décadas para alguns fármacos essenciais, pretende dotar os sistemas de saúde de um conjunto mínimo de testes que possam facilitar determinados diagnósticos, promovendo a saúde das populações. A lista inclui 113 testes, dos quais 58 são testes sanguíneos e de urina e 55 são específicos para determinadas doenças consideradas prioridades de saúde pública. A lista completa pode ser consultada na seguinte ligação. 22/5/2018 0 Comentários Morreu António ArnautFigura para sempre associada à lei que em 1979 criou o Serviço Nacional de Saúde, António Duarte Arnaut, morreu ontem, 21 de maio de 2018, aos 82 anos, no Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra.
Embora já não tenha estado presente no III Congresso da Fundação Para a Saúde SNS, deixou a sua última mensagem. “[…] o nosso SNS atravessa um tempo de grandes dificuldades que, se não forem atalhadas rapidamente podem levar ao seu colapso. E tudo em consequência de anos sucessivos de subfinanciamento e de uma política privatizadora e predadora resultante da Lei 48/90, ainda em vigor, que substituiu a lei fundadora de 1979. A destruição das carreiras depois de tantos anos de luta, iniciada em 1961, foi o rombo mais profundo causado ao SNS”, escreveu António Arnaut. Para mais informações segue este link. Atualizada a Norma 025/2017 da DGS, relativa à Profilaxia de Pré-exposição (PrEP) da Infeção por VIH no Adulto. A mesma já era disponibilizada no SNS a casais serodiscordantes que desejam ter filhos e vê agora as suas indicações alargadas a mais pessoas com risco acrescido de contrair a infeção.
Na Europa Ocidental, Portugal continua a ser dos países com maior número de novos casos todos os anos. Em 2016, foram diagnosticados e notificados 841 novos casos de infeção por VIH, sendo que os grupos vulneráveis continuam a apresentar indicadores preocupantes. Posto isto, urge a implementação de novas estratégias de prevenção, que possibilitem acelerar a resposta à epidemia VIH/SIDA (objetivos 90/90/90 até 2020: 90% das pessoas com VIH diagnosticadas, 90% destes em tratamento antiretroviral e, destes, 90% com carga viral indetectável. Salienta-se ainda que a utilização de PrEP conduz a uma redução de até 90% no risco de aquisição desta infeção, estimando-se uma poupança de 205 mil euros por cada infeção VIH evitada. No âmbito do Dia Nacional da Luta Contra a Obesidade, no transato dia 19 de maio, a Direção-Geral da Saúde e o Programa para a Promoção da Alimentação Saudável, relembram a necessidade de combater a obesidade, através da publicação de uma série de textos. Estes pretendem agrupar informação atualizada e de qualidade acerca do problema grave que atinge o nosso país. O seu público-alvo são os profissionais de saúde e todos os cidadãos interessados no tema. Este conjunto de textos é publicado na página web Nutrimento, o blog do Programa para a Promoção da Alimentação Saudável, no qual se pretende que "tenha tal como o nutrimento a função de alimentar a troca de informação, de ideias, o debate sobre temas da atualidade relacionados com a alimentação, a divulgação das boas práticas e da investigação sobre esta temática". 18/5/2018 0 Comentários Quanto custam as pandemias?Recentemente assistimos a um novo surto de Ébola na República Democrática do Congo, espelho do crescente número de surtos de doenças infecciosas ao longo dos últimos anos. De acordo com os números mais recentes do Banco Mundial, as pandemias severas acarretam um gasto anual total de 570 biliões de dólares, associado a gastos não só diretos, mas também indiretos, associados a ausência laboral e outros efeitos "secundários" da doença.
Em sede do Fórum Económico Mundial foram discutidas alguns princípios que permitam a integração de cooperações público-privadas e que possam assim mitigar o impacto financeiro que as doenças infecciosas têm nas sociedades. A saúde está sempre em primeiro lugar, mas aqui fica uma perspetiva que integra a sustentabilidade e fortalecimento de relações entre instituições a médio-longo prazo. Consulta o artigo na íntegra no Fórum Económico Mundial. De acordo com a página do twitter da OMS, as primeiras 400 doses de vacina contra o vírus do Ébola foram entregues na Republica Democrática do Congo. Este é um dos esforços para limitar o surto que recentemente se iniciou no país.
14/5/2018 0 Comentários REVIVE – Relatório 2017O Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge publicou o Relatório da Rede de Vigilância de Vetores referente ao ano de 2017, intitulado REVIVE 2017 - Culicídeos e Ixodídeos. O relatório apresenta os resultados da vigilância de mosquitos e carraças realizada em todas as regiões do País, dos quais se destacam: - a identificação de 36 492 mosquitos; - a negatividade da presença de flavivírus patogénicos para o Homem nas amostras pesquisadas; - a ausência de identificação de espécies exóticas em 4597 ixodídeos . O programa REVIVE, que em 2017 celebrou o 10º ano de existência, tem como intuito monitorizar a atividade de artrópodes hematófagos, caraterizar as espécies e sua ocorrência sazonal, e identificar agentes patogénicos importantes em saúde pública. Para ler o relatório na íntegra clica aqui. |
categorias
Tudo Acordos E Parcerias Aplicações Autoridade De Saúde Doenças Não Transmissíveis Doenças Transmissíveis Doenças Tropicais Epidemiologia Especialidade Farmacologia Gestão Em Saúde Gestão Em Saúde Internato Investigação Normas DGS Obesidade OMS Prémios Projectos De Interesse Resistência Antimicrobiana Resistência Antimicrobiana Saúde Global Saúde Mental Saúde Mental Saúde Oral Saúde Oral Saúde Sazonal Saúde Sazonal SICAD Sistemas De Saúde Tecnologias Em Saúde Tecnologias Em Saúde Vacinação Vacinação histórico de notícias
Outubro 2023
|
Contactos
Email
[email protected] |
Twitter
twitter.com/saudemaispubli1 |
Instagram
instagram.com/saudemaispublica |