Notícias |
Foi anunciado no Dia Mundial da Poliomielite, por um grupo independente de peritos, a erradicação do poliovírus selvagem tipo 3 (WPV3). Esta constitui-se uma nova e importante conquista para a humanidade, seguindo-se à erradicação da varíola e do poliovírus selvagem tipo 2.
Mais informações aqui.
0 Comentários
28/10/2019 0 Comentários Joker e a doença mentalOs filmes e meios de comunicação social têm cada fez um papel mais preponderante nos estigmas, medos e atitudes em relação à doença, especialmente em relação à doença mental. Com a polémica do recente filme do Joker segue um artigo de opinião em que 2 médicos explicam como os super-vilões perpetuam estereótipos prejudiciais.
25/10/2019 0 Comentários Cerca de meio milhão de homens europeus em risco não têm acesso a profilaxia VIH pré-exposiçãoA profilaxia contra o vírus da imunodeficiência humana pré-exposição (PrEP) é a utilização de fármacos antiretrovirais para prevenir a infecção por VIH, e a sua eficácia está bem suportada por evidência científica.
As relações sexuais entre homens continuam a ser o modo predominante de transmissão do VIH nos países da União Europeia e Área Económica Europeia, sendo que em 2017 foi o modo responsável por 38% de todos os novos casos de VIH. O chamado PrEP gap na Europa, evidenciando desigualdades no acesso a medicação profilática, foi publicado num artigo da Eurosurveillance, baseado em dados do European Centre for Disease Prevention and Control (ECDC) e do estudo European Men-Who-Have-Sex-With-Men Internet Study (EMIS-2017). Para identificar o nível de necessidades não cumpridas, os autores utilizaram dados do EMIS-2017 para comparar a proporção de homens que têm sexo com homens que declararam ser "muito provável" utilizarem o PrEP se ele estivesse acessível, com a proporção daqueles que actualmente utilizam PrEP de qualquer fonte medicamentosa disponível. O PrEP gap estimado varia entre 44.8% na Rússia e 4.3% em Portugal. A estimativa geral na Europa foi calculada em 17.4%, traduzindo aproximadamente 500,000 (95% CI: 420,000–610,000) homens que têm sexo com homens que muito provavelmente utilizariam PrEP mas não têm acesso a esta. Sara Cerdas, médica eurodeputada portuguesa, foi nomeada pelo grupo dos Socialistas e Democratas Europeu para a presidência do Grupo de Trabalho em Saúde no Parlamento Europeu, desafio que diz no seu Twitter abraçar “com empenho, compromisso e onde procurarei fazer a diferença e contribuir para uma Europa com mais e melhor saúde e bem-estar.”
Segundo nota de imprensa, temas fulcrais para a Saúde Pública como a resistência a antimicrobianos, saúde ambiental, promoção de estilos de vida saudáveis, tecnologia e sustentabilidade nos sistemas de saúde vão entrar na agenda de trabalho deste grupo de trabalho. Desde 1988 o mês de Outubro foi assinalado como o mês para reconhecer a mortalidade infantil. Era uma situação já preocupante na altura, e infelizmente ainda se mantém preocupante.
Em 2015 registaram-se globalmente 2,6 milhões de bebés que nasceram mortos (nado-morto), considerando a definição recomendada pela OMS (bebé que nasce sem sinais de vida às 28 semanas de gestação ou após). No entanto, muitas destas mortes não são registadas, principalmente em países de baixo rendimento económico, sugerindo que os números poderão ser ainda maiores. A maioria destas mortes é evitável, tendo em conta a variação regional em todo o mundo. A UNICEF e a OMS desenvolveram um projecto intitulado "The Every Newborn Action Plan - ENAP" para terminar com as mortes evitáveis com uma meta de 12 nados-mortos por 1000 nascimentos ou menos, até 2030. Nota: Um aborto espontâneo ocorre antes das 20 semanas de gestação e o nado-morto ocorre após 20 semanas. 18/10/2019 0 Comentários dia mundial da saúde mentalNo passado dia 10 de Outubro comemorou-se o Dia Mundial da Saúde Mental e a OMS aproveitou a oportunidade para chamar a atenção à problemática do suicídio, relembrando que morre uma pessoa no mundo por suicídio a cada 40 segundos.
Saiba mais aqui. Foi anunciado, em comunicado oficial das autoridades de saúde regionais francesas, no passado dia 9 de outubro, o primeiro caso de Zika autóctone em França, mais propriamente na cidade de Hyères, perto da cidade de Marselha.
Mais informações disponíveis aqui. "Coma melhor, viva mais e salve o planeta. "
Foi assim que se encerrou a cimeira do C40 - um grupo global de liderança climática que compreende 94 cidades em todo o mundo, nas quais se inclui Lisboa. Com diversos compromissos, entre os quais melhorar a qualidade do ar e implementar a iniciativa Dieta Saudável Planetária aliada à redução do desperdício de alimentos, com vista a reduzir as emissões de gases de efeito estufa em mais de 60%. Segundo a OMS, 9 em cada 10 cidadãos do mundo respiram ar com má qualidade diariamente, e morrem 7 milhões de pessoas por ano devido à contaminação atmosférica. Recorda-se que a Índia encontra-se no pódio com as cidades mais poluídas do Mundo. Com a criação de uma iniciativa global para os jovens, que permita a colaboração entre os líderes de movimentos climáticos de todo o mundo, deu-se a palavra a Hilda Flavia Nakabuye, uma jovem ativista de Uganda, cujo discurso não deixou ninguém indiferente. O encontro decorreu em Copenhaga durante 4 dias (de 9 a 12 outubro). 11/10/2019 0 Comentários Erradicação da malária numa geraçãoActualmente, mais de metade dos países no mundo estão livres de malária. Desde o ano 2000 que se tem verificado um progresso significativo no sentido de erradicar esta doença, devido em parte às novas tecnologias e um aumento do apoio financeiro e político. Contudo, parece existir um risco de nova estagnação no processo, com 55 países a reportar um aumento do número de casos entre 2015 e 2017.
Nesse contexto, a Lancet Commission on Malaria Eradication publicou um relatório no qual refere que a erradicação da malária até 2050 é um objectivo atingível, embora ambicioso. A comissão acrescenta ainda que se trata de uma acção necessária, de modo a evitar um ciclo vicioso de luta contra a resistência aos fármacos e insecticidas, tal como o custo social e económico associado à persistência da malária. Leia o relatório completo aqui. 9/10/2019 0 Comentários Prémio nobel da medicinaFoi atribuído na passada segunda-feira o prémio Nobel da Medicina de 2019 a William G. Kaelin Jr., Sir Peter J. Ratcliffe e Gregg L. Semenza, pelas suas descobertas acerca da capacidade das células de percepcionar e se adaptarem à disponibilidade de oxigénio.
Estas descobertas podem vir a ter um papel crucial no desenvolvimento de novos tratamentos para o cancro. Sabe mais aqui. |
categorias
Tudo Acordos E Parcerias Aplicações Autoridade De Saúde Doenças Não Transmissíveis Doenças Transmissíveis Doenças Tropicais Epidemiologia Especialidade Farmacologia Gestão Em Saúde Gestão Em Saúde Internato Investigação Normas DGS Obesidade OMS Prémios Projectos De Interesse Resistência Antimicrobiana Resistência Antimicrobiana Saúde Global Saúde Mental Saúde Mental Saúde Oral Saúde Oral Saúde Sazonal Saúde Sazonal SICAD Sistemas De Saúde Tecnologias Em Saúde Tecnologias Em Saúde Vacinação Vacinação histórico de notícias
Outubro 2023
|
Contactos
Email
[email protected] |
Twitter
twitter.com/saudemaispubli1 |
Instagram
instagram.com/saudemaispublica |