Notícias |
A U.S. Food and Drug Administration (FDA) aprovou o antibiótico rifamicina (via oral) para o tratamento de diarreia do viajante em adultos causada por estirpes de E.coli não invasivas. Este fármaco, inibidor da RNA-polimerase, está indicado na diarreia não complicada, sem sangue nas fezes ou febre. (Artigo Completo)
A diarreia do viajante (3 ou mais dejeções de fezes moles em 24 horas) é a doença mais frequente nos viajantes, estimando-se que afete 10 a 40% dos viajantes em todo o mundo anualmente. As regiões associadas a um maior risco de desenvolver a doença são a Ásia, Médio Oriente, África, México, América Central e América do Sul. A rifamicina pertence à classe de antibióticos “Rifamicinas”, tendo como derivados a rifampicina, a rifaximina, entre outros. Administrada por via oral, é absorvida no colon e não afeta a flora bacteriana no trato gastrointestinal superior. Foi realizado um ensaio clínico em 264 viajantes adultos com diarreia do viajante no Guatemala e México, sendo demonstrada a eficácia da rifamicina na redução significativa dos sintomas comparada com o placebo. A segurança do fármaco (via oral) foi testada através de dois ensaios clínicos em que participaram 620 adultos com diarreia do viajante. As reações adversas mais comuns reportadas foram obstipação e cefaleia. A rifamicina não é efetiva em diarreias complicadas, não sendo aconselhável a sua utilização como tratamento nessas situações. Este fármaco não é comercializado em Portugal na sua forma oral.
0 Comentários
Deixe uma resposta. |
categorias
Tudo Acordos E Parcerias Aplicações Autoridade De Saúde Doenças Não Transmissíveis Doenças Transmissíveis Doenças Tropicais Epidemiologia Especialidade Farmacologia Gestão Em Saúde Gestão Em Saúde Internato Investigação Normas DGS Obesidade OMS Prémios Projectos De Interesse Resistência Antimicrobiana Resistência Antimicrobiana Saúde Global Saúde Mental Saúde Mental Saúde Oral Saúde Oral Saúde Sazonal Saúde Sazonal SICAD Sistemas De Saúde Tecnologias Em Saúde Tecnologias Em Saúde Vacinação Vacinação histórico de notícias
Outubro 2023
|
Contactos
Email
[email protected] |
Twitter
twitter.com/saudemaispubli1 |
Instagram
instagram.com/saudemaispublica |