Notícias |
Apenas uma semana após ter sido declarado o fim do surto de Ébola na República Democrática do Congo, foram confirmados novos casos de doença. Apesar de, comparativamente ao último surto, que afetou principalmente Bikoro, os casos localizarem-se no lado oposto do país (província de Kivu do Norte, região fronteiriça com o Uganda e o Ruanda), o facto de ambos os surtos serem causados pela mesma espécie (Zaire ebolavirus), deixa em dúvida se será realmente um novo surto ou a continuação do anterior.
Se o surto em Bikoro preocupava as autoridades pelo facto da atividade epidémica estar próxima do rio Congo, facilitando a dispersão do vírus e colocando em risco várias cidades densamente povoadas que se localizam ao longo do rio, o surto atual coloca outro tipo de desafios: a província afetada, para além de ser uma região fronteiriça com o Uganda e Ruanda, é uma zona de conflito político com cerca de 1 milhão de refugiados e realojados. Várias medidas foram tomadas desde o início do surto, numa tentativa de conter o problema, destacando-se a vacinação em anel (experimental) para profissionais de saúde, contactos e contactos dos contactos, medida esta que tem sido amplamente discutida em fóruns éticos. Para mais informações, clica aqui.
0 Comentários
Deixe uma resposta. |
categorias
Tudo Acordos E Parcerias Aplicações Autoridade De Saúde Doenças Não Transmissíveis Doenças Transmissíveis Doenças Tropicais Epidemiologia Especialidade Farmacologia Gestão Em Saúde Gestão Em Saúde Internato Investigação Normas DGS Obesidade OMS Prémios Projectos De Interesse Resistência Antimicrobiana Resistência Antimicrobiana Saúde Global Saúde Mental Saúde Mental Saúde Oral Saúde Oral Saúde Sazonal Saúde Sazonal SICAD Sistemas De Saúde Tecnologias Em Saúde Tecnologias Em Saúde Vacinação Vacinação histórico de notícias
Outubro 2023
|
Contactos
Email
[email protected] |
Twitter
twitter.com/saudemaispubli1 |
Instagram
instagram.com/saudemaispublica |