Notícias |
Muito tem sido o trabalho desenvolvido numa tentativa de controlar e resolver o atual surto de doença por vírus Ébola na República Democrática do Congo. Sendo esta uma das zonas atualmente mais conflituosas do planeta, onde escasseiam recursos, o fluxo migratório é elevado e a tentativa de localizar contactos de doentes infectados se tem tornado cada vez mais complexa, constata-se agora que o atual surto tem algo particularmente diferente dos anteriores: existe um número desproporcionalmente mais elevado de crianças com idade inferior a 16 anos infectadas, contribuindo já para 60% dos casos notificados.
São várias as possíveis explicações para este facto, sendo que a infecção cruzada parece a mais provável. Nesta altura do ano, é normal o aumento de casos de Malária, doença que afeta em especial a idade pediátrica; derivado desta suscetibilidade, ocorre concomitantemente uma maior procura por cuidados assistenciais. Caso um profissional de saúde tenha estado em contacto com um doente infetado mas cujo diagnóstico seja desconhecido, pode ocorrer a transmissão nosocomial do vírus, contribuindo para a disseminação da doença. Para mais informações, clica aqui.
0 Comentários
Deixe uma resposta. |
categorias
Tudo Acordos E Parcerias Aplicações Autoridade De Saúde Doenças Não Transmissíveis Doenças Transmissíveis Doenças Tropicais Epidemiologia Especialidade Farmacologia Gestão Em Saúde Gestão Em Saúde Internato Investigação Normas DGS Obesidade OMS Prémios Projectos De Interesse Resistência Antimicrobiana Resistência Antimicrobiana Saúde Global Saúde Mental Saúde Mental Saúde Oral Saúde Oral Saúde Sazonal Saúde Sazonal SICAD Sistemas De Saúde Tecnologias Em Saúde Tecnologias Em Saúde Vacinação Vacinação histórico de notícias
Outubro 2023
|
Contactos
Email
[email protected] |
Twitter
twitter.com/saudemaispubli1 |
Instagram
instagram.com/saudemaispublica |