Notícias |
2/10/2018 0 Comentários Iogurtes (bastante) açucaradosO consumo de derivados lacticínios tem sido incentivado ao longo dos anos, como integrante de uma alimentação saudável, apresentando diversos benefícios para a saúde, sendo que o seu consumo é recomendado principalmente em idades pediátricas, dado o aporte de cálcio que estes alimentos permitem, tendo benefício quer para o desenvolvimento ósseo, quer para a prevenção de erosão dentária.
Investigadores da Universidade de Leeds estudaram a composição de vários iogurtes disponíveis no mercado, no Reino Unido, tendo chegado à conclusão que a grande maioria apresenta níveis de açúcar total elevados, com excepção para os iogurtes naturais e iogurtes gregos. Estes números são preocupantes, principalmente numa população que tem vindo a aumentar a proporção de crianças com excesso de peso ou obesidade, e também com cáries dentárias. Outra informação obtida, foi que a seguir aos iogurtes do grupo de “sobremesa”, o grupo que continha a mediana mais elevada para o total de açúcares era a dos “iogurtes orgânicos”, resultado relativamente preocupante, dada a sensação de segurança transmitida pelos mesmos. Dos iogurtes estudados, menos de 9% do total, e apenas 2% dos iogurtes das crianças, continham açúcar em quantidades suficientes para serem etiquetados como categoria verde, na parcela do açúcar na tabela nutricional. Artigo disponível aqui.
0 Comentários
Deixe uma resposta. |
categorias
Tudo Acordos E Parcerias Aplicações Autoridade De Saúde Doenças Não Transmissíveis Doenças Transmissíveis Doenças Tropicais Epidemiologia Especialidade Farmacologia Gestão Em Saúde Gestão Em Saúde Internato Investigação Normas DGS Obesidade OMS Prémios Projectos De Interesse Resistência Antimicrobiana Resistência Antimicrobiana Saúde Global Saúde Mental Saúde Mental Saúde Oral Saúde Oral Saúde Sazonal Saúde Sazonal SICAD Sistemas De Saúde Tecnologias Em Saúde Tecnologias Em Saúde Vacinação Vacinação histórico de notícias
Outubro 2023
|
Contactos
Email
[email protected] |
Twitter
twitter.com/saudemaispubli1 |
Instagram
instagram.com/saudemaispublica |