Notícias |
A Organização Mundial de Saúde (OMS) reuniu, nos dias 22 e 23 de janeiro de 2020, o Comité de Emergência para conferenciar sobre o coronavírus de Wuhan (2019-nCoV), de acordo com o Regulamento Sanitário Internacional (IHR, 2005). Nesta reunião foi decidido não decretar, para já, esta situação como Emergência de Saúde Pública Internacional (Public Health Emergency of International Concern, PHEIC), mas manter a vigilância e agendar nova reunião dentro de poucos dias.
As autoridades chinesas estão desde dezembro a tentar controlar o vírus originado em Wuhan, numa altura de grande movimento no país para as celebrações do Novo Ano Lunar. Na China foram já confirmadas 557 pessoas infetadas e 17 mortes causadas pelo vírus. Já existem casos nas províncias de Beijing (5 casos), Guangdong (14 casos) e Shanghai (2 casos), e casos internacionais na Tailândia, Coreia do Sul e no Japão. A transmissão entre humanos está a ocorrer, com um R0 estimado de 1.4-2.5 (OMS). Ocorreu também um fenómeno de amplificação ligado a uma instituição de cuidados de saúde, e dos casos confirmados 25% são declarados como graves. A origem do vírus ainda é desconhecida, admitindo-se como provável um reservatório animal, e as características da transmissão pessoa-a-pessoa ainda estão em estudo.
0 Comentários
Deixe uma resposta. |
categorias
Tudo Acordos E Parcerias Aplicações Autoridade De Saúde Doenças Não Transmissíveis Doenças Transmissíveis Doenças Tropicais Epidemiologia Especialidade Farmacologia Gestão Em Saúde Gestão Em Saúde Internato Investigação Normas DGS Obesidade OMS Prémios Projectos De Interesse Resistência Antimicrobiana Resistência Antimicrobiana Saúde Global Saúde Mental Saúde Mental Saúde Oral Saúde Oral Saúde Sazonal Saúde Sazonal SICAD Sistemas De Saúde Tecnologias Em Saúde Tecnologias Em Saúde Vacinação Vacinação histórico de notícias
Outubro 2023
|
Contactos
Email
[email protected] |
Twitter
twitter.com/saudemaispubli1 |
Instagram
instagram.com/saudemaispublica |