Notícias |
19/11/2018 0 Comentários A maioria da população mundial com menos de 15 anos respira ar poluído diariamenteEm 2016, Organização Mundial de Saúde estima que 600.000 mortes ocorreram em crianças por infeções respiratórias agudas inferiores causadas por inalação de poluentes atmosféricos.
A preocupação surge sobretudo em países de baixo e médio rendimento económico onde diariamente 1,8 triliões de crianças (<15 anos) respiram ar poluído, quer de fonte ambiental exterior como do ambiente interior. A exposição ocorre tão precocemente quanto na gravidez, com implicações no desenvolvimento neurocognitivo, como fator predisponente de asma e doença neoplásica em idades precoces e fator de risco acrescido para doença crónica cardiovascular na idade adulta. A exposição a poluentes de origem atmosférica e do ambiente interior foram discutidos na primeira Conferência Global de Poluição do Ar e Saúde realizada em Genebra entre o dia 30 de outubro e 1 de novembro, marcando na agenda da Assembleia Mundial da Saúde a prioridade para o fator de risco mais significativo de morte prematura atualmente. Após o diagnóstico de situação mundial, estratégias locais através de políticas que abrangem o setor dos transportes, a energia, a agricultura e os resíduos permitem juntamente com o planeamento urbano e a educação da população, a criação de cidades saudáveis adaptadas às características geodemográficas, culturais e sociais próprias.
0 Comentários
Deixe uma resposta. |
categorias
Tudo Acordos E Parcerias Aplicações Autoridade De Saúde Doenças Não Transmissíveis Doenças Transmissíveis Doenças Tropicais Epidemiologia Especialidade Farmacologia Gestão Em Saúde Gestão Em Saúde Internato Investigação Normas DGS Obesidade OMS Prémios Projectos De Interesse Resistência Antimicrobiana Resistência Antimicrobiana Saúde Global Saúde Mental Saúde Mental Saúde Oral Saúde Oral Saúde Sazonal Saúde Sazonal SICAD Sistemas De Saúde Tecnologias Em Saúde Tecnologias Em Saúde Vacinação Vacinação histórico de notícias
Outubro 2023
|
Contactos
Email
[email protected] |
Twitter
twitter.com/saudemaispubli1 |
Instagram
instagram.com/saudemaispublica |